Exportação de vinho brasileiro bate recorde

vinho
Já no primeiro semestre de 2014 as exportações de vinho brasileiro alcançaram o recorde e as vendas atingiram o equivalente a US$ 7,16 milhões, quantia 35% maior que o percentual alcançado em todo o ano passado. O preço médio obtido pelo litro de vinho engarrafado também teve um aumento. No ano de 2013, o preço era de U$ 3,36. Em 2014, passou a U$4,01, o que representa um ganho próximo de 20%.
Segundo a gerente do Wines of Brasil – projeto de promoção dos vinhos brasileiros no Exterior executado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) com a Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberta Baggio Pedreira, isso é resultado da aproximação do setor às redes de varejo internacionais. Entre estas redes, estão Waitrose, uma das principais cadeias de supermercados de luxo no Reino Unido, com 312 unidades na Inglaterra, Escócia e Gales, e Marks & Spencer, a maior rede de lojas de departamento do Reino Unido, com 840 lojas em 30 países. Assim, o Reino Unido que, no ano passado, ocupava a sexta posição no ranking de principais destinos do vinho brasileiro, nos últimos três meses, tem se mantido no topo como maior importador. Os esforços da Wines of Brasil têm gerado resultado bastante positivo. Os cinco países alvo do projeto estão entre os 10 principais destinos de exportação, sendo eles Reino Unido, Alemanha, Holanda, Estados Unidos e China/Hong Kong. Roberta identifica a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil como outro fator que também contribuiu para a visibilidade dos vinhos brasileiros, uma vez que potencializou as marcas brasileiras no Exterior.
Fonte: ComexBlog