Seminário do CIN irá debater soluções para o comércio exterior

Evento acontece no dia 24 outubro e irá reunir profissionais no Campus da Indústria, em Curitiba, entre eles Daniel Godinho, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

EstratégiaNegóciosICMSConcorrência

Com o objetivo de apresentar soluções para ampliar a competitividade e sustentabilidade da indústria brasileira e debater o panorama atual do comércio exterior no Paraná e no Brasil, o Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, promove no dia 24 de outubro o Seminário “Comércio Exterior e a Indústria”. O evento irá reunir especialistas que apresentarão o diferencial da inovação e design, indicadores econômicos, detalhes de processos alfandegários da Receita Federal, além de práticas, normas e contexto do comércio exterior no país.

Entre os convidados estará o secretário da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex), Daniel Godinho, que fará palestra magna sobre o “Panorama do Comércio Exterior no Brasil e no mundo”.  O seminário é voltado para empresários, profissionais, estudantes e demais interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas no site da entidade (www.cinpr.org.br).

Segundo Janet Pacheco, gerente do CIN, o evento vai abordar assuntos estratégicos para empresários que já exportam ou pretendem abrir suas portas no mercado internacional. “Nosso objetivo é orientar esses empresários e apresentar as melhores soluções em comércio exterior, incentivando-os a alavancar os negócios no mercado internacional e principalmente entender a situação atual em que está o Brasil e quais são os melhores caminhos para a exportação”, disse ela.


No evento, o gerente executivo de pesquisa e competitividade da Confederação Nacional da Indústria, Renato Fonseca, vai apresentar o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022. O documento mostra o panorama atual da indústria e da economia internacional e aponta os caminhos que o setor industrial e o Brasil devem percorrer na próxima década para aumentar os níveis de produtividade e eficiência e alcançar um elevado grau de competitividade, respeitando os critérios de sustentabilidade.

Marco Lobo, da Apex-Brasil irá falar sobre o Ano da Inovação e Design da entidade, iniciativa que visa sensibilizar empresários e sociedade sobre a importância da inovação e do design para aumentar a competitividade de produtos e serviços brasileiros, no país e no exterior. Ele também irá abordar as principais soluções para empresários paranaenses que exportam ou pretendem exportar.

Os processos alfandegários da Receita Federal é outro assunto destaque do seminário. O tema será apresentado pela inspetora e chefe da Receita Federal em Curitiba, Claudia Thomaz. O evento também conta com palestra sobre Regras de Origem”, disposições que estabelecem em que casos as mercadorias cumprem a determinados critérios e condições em sua produção que lhes dão o caráter de “mercadoria originária” de um país, denominado “país de origem”. O tema será apresentado pelo representante da unidade de comércio exterior da Confederação Nacional da Indústria, Ronnie Pimentel.

Mais informações no site www.cinpr.org.br

Assessoria de imprensa
Sistema Fiep

Leia em: http://www.comexblog.com.br/destaques/seminario-do-cin-ira-debater-solucoes-para-o-comercio-exterior