Carlos Gadelha é nomeado secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC

Carlos Augusto Grabois Gadelha é o novo secretário de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A portaria de nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (19). Economista e Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ele é ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Gadelha ainda coordenou o Grupo Executivo do Complexo da Saúde e, no Plano Brasil Maior, o Conselho de Competitividade do Complexo da Saúde.
Na área internacional, promoveu a interação entre o Ministério da Saúde e a Fundação Gates - dos Estados Unidos - para o estímulo à pesquisa e à inovação, com foco nos países menos desenvolvidos, envolvendo vacinas, e  produção nacional para doenças como dengue e malária visando o mercado mundial. Outra atuação internacional foi a coordenação do Comitê Gestor Brasil-Cuba para a pesquisa, inovação e produção em saúde.
Gadelha também foi vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre 2007 e 2010; secretário Nacional do Programa de Desenvolvimento Regional do Ministério de Integração Nacional, de 2003 a 2006 - com foco no desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs); e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Complexo Industrial e Inovação em Saúde (GIS) da Friocruz.
Além da administração pública, novo secretário do MDIC também tem vasta experiência na área acadêmica. Ele também foi coordenador acadêmico do Mestrado em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz, tendo publicado diversos livros e artigos científicos. Sua tese de doutorado foi sobre o tema “Desenvolvimento e Política Industrial”, com foco na inovação.
Fonte: MDIC