Palestina começa a construir embaixada em Brasília


A embaixada da Palestina começou a ser construída há dez dias em Brasília e deve estar pronta em um ano e oito meses. O contrato com a empresa responsável pelas obras foi assinado na última sexta-feira (19), na capital federal, na presença dos diplomatas árabes que atuam no Brasil e do diretor geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby. A empresa construtora será a Sox Engenharia Ltda e a embaixada terá arquitetura palestina.

De acordo com o embaixador da Palestina em Brasília e atual decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahin Alzeben, essa será a primeira embaixada do seu país construída na América. As demais foram todas compradas prontas ou são alugadas. “Para nós isso é muito importante. Reflete a presença e a persistência da Palestina em existir como nação livre e independente”, afirmou o diplomata em entrevista à ANBA.

Segundo Alzeben, a escolha do Brasil para a construção reflete as excelentes relações entre os dois países. Atualmente, a sede da embaixada é alugada. A Palestina recebeu em dezembro de 2010 do governo brasileiro, então comandado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a doação do terreno para a embaixada. A área tem 16 mil metros quadrados e fica na ala Norte das embaixadas, uma zona privilegiada, com vista para o Lago Norte.

A nova embaixada terá custo de R$ 13,3 milhões. Parte do dinheiro virá da Palestina e parte o embaixador Albezen espera receber em doações. A divulgação de como poderão ser feitas essas doações será feita daqui dois meses, depois que as obras já tiverem algum andamento.

O projeto da embaixada foi feito pela empresa jordano-palestina Jerdana. A construção terá três prédios, um para a embaixada em si, outro para a residência do embaixador e um terceiro para moradia de funcionários diplomáticos. As construções terão estilo arquitetônico oriental. No prédio principal, o da embaixada, haverá uma cúpula dourada inspirada nos santuários islâmicos e cristãos que existem na Palestina, segundo Alzeben. O tom da embaixada será rosado, com pedras em algumas partes da fachada vindas diretamente da Palestina.

Fonte: Agência Anba