Três atitudes que facilitam os registros no Siscoserv

Apesar de estar em ativo há mais de dois anos, o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) ainda gera uma série de dúvidas nas empresas que realizam operações de importação e exportação. Com o objetivo de coletar informações para a criação e divulgação de estatísticas sobre o setor, o sistema foi criado pelo Governo Federal através da Lei 12.546/2011.

O nível de detalhamento dos dados que precisam ser repassados preocupa muitos gestores. Além disso, é comum que estas informações estejam pulverizadas dentro da companhia, ainda mais se ela não contar com um sistema de gestão eficiente.

O erro no preenchimento gera multas de até 3% do valor das operações e, no caso de atraso, multa de R$ 500,00 a R$ 1.500,00 por mês (multa cumulativa). Ou seja, além de dificultar as operações, o Siscoverv pode gerar um ônus financeiro de que a sua empresa não precisa.

Com algumas atitudes pré-estabelecidas é possível reduzir o trabalho e tornar os registros no Siscoserv uma operação mais simples e rápida. Confira:

Defina ações e formas de trabalho

Um dos primeiros passos para acabar com as dificuldades e tornar o envio de informações ao Siscoserv uma operação simples é definir quem será responsável pelo repasse de dados e como esse trabalho será feito. Se a sua empresa já conta com sistema de gestão, as informações estarão armazenadas, facilitando o envio.

Outra questão importante é verificar se a pessoa ou empresa responsável por realizar os registros está atualizada em relação às classificações, e principalmente, em relação às interpretações mais corretas da legislação.


Por isso invista em consultoria e treinamento para garantir que a sua equipe esteja qualificada para este trabalho tão criterioso.

Torne o acesso mais rápido e fácil

Outro ponto chave é utilizar uma ferramenta prática e de fácil acesso.

O Siscoserv só pode ser acessado, por exemplo, por meio de certificação digital E-CPF.

Sistemas terceirizados e integrados à ele podem ser muito mais práticos. É o caso do BySisco, da Bysoft, desenvolvido em plataforma web, que pode ser acessado através de login e senha e roda em qualquer tipo de navegador da internet.

Antecipe o trabalho

Outra vantagem de soluções como a apresentada acima é a chance de se confrontar os dados antes do envio final. Assim, o risco de algum tipo de erro e, consequentemente, a aplicação de multas, é reduzido.

Contar com o auxílio da tecnologia também significa reduzir o tempo dedicado ao trabalho de registro no Siscoserv. Dados previamente armazenados e módulos integrados reduzem a redigitação e busca manual de informações.

Outra questão importante é o registro e retorno das informações, que não acontecem caso a empresa utilize apenas o Siscoserv, isto porque o sistema governamental não emite relatórios dos registros feitos.

Já a realização do trabalho através de uma solução mais elaborada de extração de registros garante que os dados possam ser analisados, além de se ter um retorno simultâneo sobre a validação ou não das informações por parte do sistema do Governo Federal.

Por fim, fique atento aos prazos. Contar com as informações em mãos é a certeza de que se eventualmente algum erro foi registrado, ele pode ser corrigido antes da validação final. Controle, gestão e auditoria são palavras chave para garantir maior assertividade quando se trata de Siscoserv. Ter em mãos relatórios do que já foi feito é sinônimo de facilidade nos próximos trabalhos. Em pouco tempo e com a ferramenta certa, o Siscoserv deixa de ser um problema e passa a ser mais uma entre tantas operações de comércio exterior que a sua empresa realiza diariamente.

Por Edneia Moura | @comexblog