Novo sistema de certificação online de exportações é aprovado pela Liga Árabe

Certificação online promete reduzir a burocracia, o tempo e os custos para os exportadores brasileiros, importadores árabes e consumidores finais.

No dia 28 de agosto deste ano, após reunião ocorrida no Cairo entre diretor-geral da Câmara Árabe Brasileira, Michel Alaby e o secretário-geral adjunto para Assuntos Econômicos da Liga dos Estados Árabes, Mohammed Al-Tuwaijri, foi aprovado o projeto da Câmara pela Liga.

A aprovação por parte da Liga é importantíssima, uma vez que é a instituição multilateral que credencia a Câmara Árabe como a única entidade no Brasil autorizada a certificar as exportações às nações árabes.

O projeto visa criar um sistema online de certificação de origem e legalização de documentos de exportação e segundo Alaby “o objetivo é reduzir a burocracia, o tempo e os custos para os exportadores brasileiros, importadores árabes e consumidores finais”.

A proposta tem apoio da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), entidade de empresas de carne bovina, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne produtores e exportadores de frango, e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), que lida com certificação halal, ou seja, a garantia de que as mercadorias exportadas são produzidas de acordo com as tradições islâmicas.

O procedimento eletrônico deve ser implantado até março de 2015. Antes, porém, Alaby vai apresentar o projeto a entidades que oferecem os mesmos serviços em outros países na próxima reunião da União Geral das Câmaras de Comércio, Indústria e Agricultura dos Países Árabes, em setembro, no Sudão.

Fonte: Comexblog